Subestação de energia
Cuidados e Manutenções
Uma subestação de energia deve ser assistida periodicamente após a instalação, ou seja, precisa de cuidados e manutenções que busquem assegurar o fornecimento contínuo de energia — evitando a paralisação do empreendimento — bem como evitar que acidentes elétricos aconteçam em virtude da falta de manutenção. A manutenção é essencial para evitar a paralisação do fornecimento de energia, e o ideal é que empresas com subestações próprias tenham um plano de manutenções programadas de natureza preventiva, preditiva e corretiva. Quando não há esse plano de manutenção, provavelmente as manutenção serão sempre em caráter emergencial, e nesses casos, quase sempre, significa interrupção no fornecimento de energia. É muito importante contar com o suporte técnico especializado para definir esse plano de manutenções, mas, pelo menos uma vez ao ano, uma revisão geral da subestação de energia é fortemente recomendada.
Equipamentos para realizar manutenção em uma subestação




Equipamentos para realizar manutenção convencional





Subestação de Energia Abrigadato
A subestação de energia para indústrias se trata de um conjunto de equipamentos responsáveis por garantir que a tensão da rede elétrica seja mantida de forma segura.

Subestação de Energia Aérea
Subestações Aéreas -Também conhecida como Subestação simplificada, a SE aérea é assim classificada por possuir o transformador instalado num poste.

Subestação Blindada
As subestações blindadas possuem seus componentes instalados dentro de cubículos metálicos, então, é um tipo de proteção maior ao acesso dos equipamentos.

Subestação Semi Enterrada
Parte dos equipamentos ficam abaixo do nível do solo. O objetivo é reduzir a altura da subestação compacta acima do solo.